sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Cores


<data:blog.pageName/> | <data:blog.title/>
<data:blog.pageTitle/>

Conduzindo o povo hebreu, Moisés foi instruído pela Divindade do Senhor Jeová, a construir um tabernáculo.

Êxodo cp.36 vs. 35: "Depois fez o véu azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido; de obra esmerada o fez com querubins."
As cortinas do tabernáculo foram tecidas nas cores, azul, púrpura e carmesim.

Será coincidência serem três, as cores primárias?

São elas: Vermelho, azul e amarelo.




Da mistura das cores temos uma infinidade cores de nuances e tons.

O Arco-íris é um fenômeno resultante da dispersão de luz solar em gotículas de água suspensas na atmosfera, e que é observado como um conjunto de arcos de circunferência, coloridos com as cores do espectro solar: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul-celeste, azul-índigo e roxo.

O nome Arco-íris recebeu esse nome em homenagem a Deusa Íris, mensageira de Juno, segundo a mitologia ela descia do céu caminhando por este arco.




Na Bíblia Sagrada ele recebe o nome de Arco da Aliança ou Arco do Concerto;

Gênesis cp. 9 vs.12 a 15: “E disse Deus: Este é o sinal da aliança que ponho entre mim e vós, e entre toda a alma vivente, que está convosco, por gerações eternas.
O meu arco tenho posto nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra.
E acontecerá que, quando eu trouxer nuvens sobre a Terra. Aparecerá o arco nas nuvens.
Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda a alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne.”

Não vamos nos estender sobre as cores um estudo demorado e longo, mas como leitura complementar indico estes links: Cores Primárias , O que é cor , Como se forma o arco-íris.

Sem comentários:

Enviar um comentário